• Movimentando

A origem do nome e do cabelo pixaim

Vocês sabiam que todos nós viemos da África? Sim, AFRICA!


A Ciência afirma através de estudos do nosso DNA, que descendemos de milhares de africanos, que partiram numa única migração que povoou os outros continentes. Segundo esses estudos, a migração foi rápida – nossos antepassados chegaram à Ásia 60 mil anos atrás, e a Europa foi ocupada há 40 mil anos. Clique aqui e saiba mais!


Mas o assunto que vamos desenrolar, fica por conta da origem e da genética do cabelo pixaim.


MAIS UM POUCO DA HISTÓRIA


Por Dan Massolin - Blog Entra Em Cena | Vivendo & Aprendendo

A origem da palavra pixaim é tupi e tem por sinônimo cabelo muito enrolado, cachos pequenos, resistentes e com um muito volume. Pixaim é sinônimo de carapinha que por sua vez significa cabelo lanoso, semelhante a lã.


VOCÊ, POR UM ACASO, SABE QUAL A ORIGEM DESSES FIOS PIXAIM?

Claro, origem africana. Mas precisamos entender esse código genético que responde às necessidades do corpo, não vá você pensar que é uma questão estética. Vai além do belo! A palavra “pixaim” não inferioriza a imagem das pessoas, quem enxerga o pixaim como um defeito, só pode ser por pura ignorância e preconceito.


O professor e filósofo Mário Sérgio Cortella explica:

“…Nossos ancestrais sobreviveram porque sobre suas cabeças tinham um cabelo bem enrolado, uma camada de cabelo aerado, como um Suflair. Por que? Porque se não tivesse essa aeração entre o ambiente e a caixa craniana, derreteria o miolo, e a única maneira de refrigerar um cérebro em desenvolvimento era uma camada de 5 cm de um cabelo enrolado. O cabelo liso seria fatal em uma região de muito sol. Na medida que fomos subindo como espécie para a Europa, indo a lugares de regiões mais frias, o cabelo enrolado faria a função de preservar ar gelado, e aí não teria bom uso para o corpo e por isso foram aparecendo pessoas de cabelos lisos, uma espécie de resposta do próprio corpo para adaptar a vida humana às necessidades locais.”


Nada no nosso corpo é por acaso, o cabelo mais enrolado possui em sua composição uma porção a mais de melanina, substância que tem como função proteger a pele das altas temperaturas.


CARACTERÍSTICAS DESSE FIO


Definida por sua torção de fios bem acentuados, essa característica dos cabelos mais firmes era uma necessidade do corpo para enfrentar as altas temperaturas na África, e conforme a humanidade foi povoando territórios mais gelados, a estrutura capilar foi se adaptando também, formando fios mais finos e lisos.


Viu? Nossos fios dizem muito sobre a história de nós todos e cada um é o que é, sem mais nem menos, somos todos parte da humanidade, cada um com suas características, suas crenças e seus ideais de vida. Cabe a todos vivermos e aprendermos uns com os outros em prol de um MUNDO MELHOR! #vibeboasempre


Bjoo, fuii!

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo